O Instituto
Atua com os seguintes campos de pesquisas
-
Pesquisas Quantitativa
Também conhecida como Survey, é o método mais comum de coleta de dados. A pesquisa quantitativa envolve métodos capazes de mensurar opiniões, reações, sensações, hábitos e atitudes de um público alvo de forma quantificável. Exige um número maior de entrevistados para obter uma amostra estatisticamente proporcional à população real.
Os dados são coletados através de questionários estruturados com questões objetivas, a fim de colher informações específicas que representem o ponto de vista dos entrevistados, de forma simples e confiável.
Podem ser feitas por telefone, pessoalmente, pelo correio ou por meio eletrônico.
Os resultados são mensuráveis, podem ser traduzidos em números, permitem análises e testes estatísticos. São apresentados em tabelas e gráficos e permitem cruzamentos entre variáveis.
-
Pesquisas Qualitativas
Tem caráter exploratório, visa compreender valores e percepções subjetivos, não mensuráveis. Feita de forma não estruturada, com amostra pequena, aprofunda conhecimentos, estimula a liberdade de pensamento, leva em conta a individualidade do sujeito e abre espaço para motivações. Discute conceitos, ideias, teorias, gera hipóteses, permite compreensão do contexto do problema e identifica variáveis que poderão ser usadas posteriormente em uma pesquisa quantitativa.
Pode ser feita através de grupos focais ou em profundidade.
Entrevista não estruturada, com um grupo pequeno de pessoas, conduzida por um moderador que estimula os entrevistados a pensarem e falarem livremente a fim de obter uma visão aprofundada sobre determinado assunto. O principal objetivo dessa modalidade é fazer com que as ideias ou soluções apareçam naturalmente.
A entrevista é feita por um moderador altamente qualificado e com conhecimento sobre o tema. De forma direta, pessoal, individual, permite ao entrevistador explorar temas mais sensíveis e complexos. Aprofunda o conhecimento, descobre motivações, crenças, atitudes e sensações. Entrevista não estruturada, permite ao entrevistador adaptar a conversa de acordo com o diálogo estabelecido.
-
Consultoria Estatística
Soluções, diagnósticos e assessoria na elaboração e desenvolvimento de projetos, sejam pesquisas de mercado ou acadêmicas. Análises de dados estatísticos com utilização de métodos e testes adequados a cada situação.